Número total de visualizações

domingo, 27 de novembro de 2011

A PRINCESA E O PIOLHO ESPERTO

Na próxima semana iremos explorar um novo conto: «A princesa e o piolho esperto», a fim de sensibilizar os alunos e as suas famílias para uma boa higiene da cabeça.
Poderão ler a história mais abaixo:
O Piolho Esperto


Num lindo Reino, repleto de flores coloridas, com rosas perfumadas e muitas margaridas, vivia uma linda princesinha, que não gostava de lavar a cabeça, nem de pentear os seus longos cabelos. A sua mãe, a rainha, ficava muito triste, pois a bela princesinha estava ficando feia e descabelada.
Até que um dia, um piolho esperto notou a sujeira no cabelo embaraçado da princesinha e pensou: - “Belo lugar para viver, pois não serei incomodado, nem pela água, nem pelo sabão e muito menos por aquele chato pente de dentes afiados”.
E assim fez. Mudou-se com a sua família para a cabeça da princesinha.
Quando se movimentavam, a menina quase morria de tanta comichão e começava a chorar, mas ninguém sabia o que estava acontecendo com ela.
O dia de seu aniversário estava a chegar e a princesinha iria ser coroada. O seu pai, o Rei, encomendou uma linda coroa de ouro, coberta de pedras preciosas.
A princesinha estava muito feliz, mas nem assim deixou a sua mãe lavar e pentear os seus cabelos. E, na hora da coroação, quando o rei colocou a coroa na cabeça da princesinha, a coroa saiu voando... voando... voando, cada vez mais alto, até desaparecer no céu.
Todos exclamaram admirados:
- “ É uma coroa mágica!”
O Rei deu ordens a todos do Reino que procurassem a coroa da princesa, prometendo um prémio para quem a encontrasse.
Todo o Reino saiu à procura da coroa. Procuraram aqui... Procuraram ali... Até que chegaram a um outro reino distante com uma população minúscula.
Era o Reino dos piolhos!
Aí, descobriram que os piolhos, que viviam na cabeça da princesinha acharam a coroa tão bonita, que resolveram unir-se e levá-la voando para o seu Reino. Para isso, apanharam boleia num grande pássaro.
A princesinha, assustada com toda essa história, aprendeu a lição. Sorte que não precisou rapar a cabeça! E passou a lavar e pentear os seus cabelos todos os dias.
Ficou muito bonita. Os seus cabelos longos, agora, estão bem cuidados e sedosos.
Nunca mais os piolhos a incomodaram.
O seu pai, o Rei, mandou fazer uma nova coroa ainda mais bonita e todo o Reino compareceu à coroação da linda e penteada princesinha.
E os piolhos?
Estão por aí, procurando um outro cabelo sujo e despenteado onde possam morar.
Alguém os viu? Atenção!!! Não os deixem vir para a nossa escola, nem para a nossa turma!!!                                                                                                        


A Princesa
Saber Mais: Aqui fica um powerpoint bastante elucidativo sobre estes bichinhos incómodos e como nos livrar deles num instante.         


TEXTOS INFORMATIVOS

Depois de termos apresentado o nosso trabalho às outras turmas, e feito a leitura do texto informativo sobre o galo, a nossa professora lançou-nos um desafio: elaborar individualmente um texto informativo sobre um tema à nossa escolha, passá-lo no programa Word, e ilustrá-lo no programa Paint. Tudo isto com a ajuda do nosso computador Magalhães, claro!!! E não é que a nossa turma elaborou textos e ilustrações giríssimas. Ora vejam:








sábado, 26 de novembro de 2011

Plano Nacional de Leitura: «O Galo da Velha Luciana»

guck.gif (12730 bytes)Terminámos a exploração do conto «O Galo da Velha Luciana», do autor António Mota. Adorámos todos a história e divertimo-nos muito com ela. Aqui fica um pequeno resumo:

Esta história conta a história de um galo, que quando nasceu era muito feio e desprezado pelos outros animais da quinta. Devido à sua bravura a dona da quinta, a Velha Luciana, começou a afeiçoar-se ao galo. E não é, que este galo se transforma no mais belo galo da região!

Se quiserem saber como, leiam este livro e descubram...

Na nossa última aula sobre esta história realizámos um mapa conceptual. Organizámos toda a informação recolhida sobre o animal (o galo) em categorias que permitiu depois a contrução desse mapa. De seguida, transcrevemos essa informação para os nossos cadernões, contemplando assim o ato de textualizar, propriamente dito. Coletivamente a turma redigiu um texto informativo sobre o galo e foi depois apresentá-lo às restantes turmas do 3.º ano.

Aqui fica a sequência das atividades:

O Fernando Chumbinho respondeu corretamente a uma das perguntas e colou cuidadosamente a pergunta e a resposta dentro do nosso valente galo!

Aqui está o resultado após termos, em grupo turma, respondido às questões clocadas pela professora sobre o galo.

Galo Galaró, depois de barriguinha cheia com as nossas respostas!

A Nair, com Currículo Específico Individual embeleza o nosso galo com papel crepe de várias cores. Como sempre, está muito empenhada na sua tarefa.

O Fernando Reis, também com Currículo Específico Individual dá uma ajuda à Nair. Como é um pouco tímido não quer mostrar a sua carinha laroca.

Texto informativo elaborado coletivamente pela turma.



Apresentação da atividade na turma da professora Vanda Dias.

Apresentação da atividade na turma da professora Ana Paula Martins.

Apresentadores empenhados e público alvo muito atento.

 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CresSer com Saúde: Uma missão a cumprir para toda a vida!

Este fim de semana fomos todos para casa com uma grande missão: convencer os nossos pais a deixar de fumar! É claro que é uma grande batalha, mas as batalhas vencem-se com pequenas vitórias, e o facto de conseguirmos que os nossos pais eliminem um cigarro por dia do número total de cigarros fumados diariamente, já será para nós uma pequena vitória!

Vamos lançar este desafio aos nossos pais? Claro que vamos!

Aqui ficam alguns dos nossos textos de alerta...




Leitura para a turma sobre os malefícios do tabaco - Dora Barreto

Fizemos ainda um levantamento dos pais fumadores e não fumadores da turma e o resultado foi o seguinte:

 Com os dados recolhidos, iremos amanhã trabalhá-los em sala de aula e resolver várias situações problemáticas em torno destes valores. Apesar de estarem em minoria, a nossa turma felicita publicamente todos os pais que decidiram «CresSer/Viver com Saúde» e dizer
 NÃO AO TABACO


domingo, 20 de novembro de 2011

DIA DO NÃO FUMADOR

nosmoking2.gif (13865 bytes)No passado dia 17 de novembro a nossa professora informou-nos acerca dos malefícios do tabaco, da droga e do álcool. Visualizámos alguns powerpoints, explorámos um texto sobre o assunto, inventámos várias frases de apelo e alerta para tal flagelo e redigimos vários textos individuais. Se quiserem manter-se saudáveis façam como nós:

Digam não ao tabaco, às drogas e ao álcool!       

                                         Dia Mundial do Não Fumador


Aqui fica mais algumas informações, pesquisadas por alunos mais velhinhos que nós, e que achámos que fizeram um belo trabalho: caso não estejam ainda convencidos que o tabaco é muito prejudicial para a vossa saúde.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

AS NOSSAS ATIVIDADES NESTE DIA TÃO ESPECIAL

Realizámos hoje várias estafetas na nossa escola:



Desenhar o símbolo do agrupamento.

Símbolo desenhado hoje e tela realizada (no ano anterior) pela turma , com as cores do agrupamento (amarelo, azul e vermelho).

Montagem do puzzle sobre o Brasão de Olhão.


Montagem do puzzle da escola da Cavalinha.


Montagem do puzzle da escola de Marim.


Curtas metragens - vizualizações na biblioteca da nossa escola.


Jogo da galinha e dos ovos de ouro no nosso lindo campo.

Umas singelas palavras proferidas pelo Diretor do nosso Agrupamento (Professor Luís Felício) na inauguração da nova placa:
 Quadro de Honra da nossa escola, referente aos alunos do ano passado.

Finalmente aqui fica uma bela foto da nossa querida escola.

DIA DO AGRUPAMENTO




Hoje foi dia de alegria e de festa no nosso agrupamento e sabem porquê? 

Porque comemorámos o Dia do nosso Agrupamento. Esta data foi escolhida por ser uma data muito importante para a nossa cidade de Olhão, principalmente no ano de 1808. Fiquem a saber um pouco mais com a leitura do seguinte Alvará: 

Alvará de 15 de Novembro de 1808(assinalámos a negrito as três passagens mais importantes)
Eu O Príncipe Regente. Faço saber aos que o presente Alvará com força de Lei virem que merecendo a Minha Real Consideração, e Estima os Meus fiéis Vassalos habitadores do Logar de Olhão no Reino do Algarve pelo patriotismo, amor e lealdade, com que no dia 16 de Junho do corrente ano se deliberaram com heróico valor, e intrepidez muito própria da valerosa e sempre leal Nação Portuguesa a sacudir o pesado, e intolerável jugo Francês, com que se viam oprimidos, e vexados, dando o sinal da Restauração da sua liberdade, tiranizada com factos injustos, e violências insofríveis, rompendo com vivas à Minha Augusta Pessoa, e a toda a Real Família, arvorando a Bandeira Portuguesa, e propondo-se sustentar com as armas na mão, e à custa do seu sangue a Causa da Religião, e do Trono, com tanta perfídia invadido: E Querendo Eu Dar um testemunho de quão bem aceitos por Mim foram estes relevantes Serviços, praticados com tanto brio, honra e valor, que foram o primeiro sinal para se restaurar a Monarquia de que se tinha apoderado o inimigo comum da tranquilidade da Europa, com manifesta usurpação, e ultrage dos Meus Reais Direitos, e da Augusta e Real Família; e ao mesmo tempo Distinguir entre os presentes, e vindouros o referido Logar de Olhão, e seus Habitantes, Hei por bem, e Me Praz Erigilo em Vila; e Ordenar, que da publicação deste em diante se denomine Vila do Olhão da Restauração; e que tenha, e goze de todos os Privilégios, Liberdades, Franquezas, Honras e Izenções, de que gozam as Vilas mais Notáveis do Reino; e Permito outro-sim, que os Habitantes dela usem de uma Medalha, na qual esteja gravada a letra - O - com a legenda - Viva a Restauração e o Príncipe Regente Nosso Senhor - . Pelo que; Mando à Mesa do Desembargado do Paço, e da Consciência e Ordens; Presidente do Meu Real Erario; Regedor da Casa da Suplicação; e a todos os Tribunais, e Ministros, a que o seu conhecimento pertencer, o cumpram, e façam cumprir, como nele se contem, não obstante quaisquer Leis, Alvarás, Regimentos, Decretos, ou Ordens em contrário, porque todas Hei por derrogadas para este efeito somente, como se delas fizesse expressa e individual menção, ficando aliás sempre em seu vigor: e este valerá como Carta passada pela Chancelaria, ainda que por ela não há-de passar, e que o seu efeito haja de durar mais de um ano, sem embargo da Ordenação em contrário: Registando-se em todos os logares onde se costume registar semelhantes Alvarás. Dado no Palácio do Rio de Janeiro em quinze de Novembro de mil oitocentos e oito. - PRINCIPE - D. Fernando José de Portugal.        

Príncipe D. Fernando José de Portugal

sábado, 12 de novembro de 2011

MARIA CASTANHA

Após a exploração da história realizámos, a pares, estes belos trabalhos sobre a Maria Castanha e o vendedor de castanhas. Ora vejam como somos uns belos artistas...





Trabalho realizado pelos alunos: Lorena Santos, Nair Ramos e Fernando Reis

Trabalho realizado pelos alunos: Patrícia Cândido e Dora Barreto

Trabalho realizado pelos alunos: Gonçalo Santos e Leonardo Damas

Trabalho realizado pelos alunos: Luana Rodrigues e Fernando Chumbinho

Trabalho realizado pelos alunos: Lara Gomes e Diogo Quintino

Trabalho realizado pelos alunos: Vítor Jorge e Gonçalo Andrade

Trabalho realizado pelos alunos: Fábio Dias e Ricardo Trindade

Trabalho realizado pelos alunos: Alícia de Jesus e Nadine Marcelino.



Trabalho realizado pelos alunos: Rui Viegas e Inês Nascimento