Número total de visualizações

domingo, 19 de fevereiro de 2012

P.N.L - «A FADA ORIANA»

Já demos início ao estudo da obra «A FADA ORIANA». Como atividades de pré-leitura realizámos uma pesquisa sobre a autora e elaborámos um cartaz e foi lançado à turma o desafio de imaginar como seria a Fada Oriana. Aqui ficam os resultados finais muito originais e coloridos...

Cartaz coletivo «Imagina como será a Fada Oriana»

Continuação do cartaz coletivo

Rui Viegas

Lara Gomes

Flávius Boti

Patrícia Cândido

Inês Nascimento

Alícia de Jesus

Fernando Chumbinho

Nadine Marcelino

Vítor Jorge


Após termos explorado o primeiro capítulo da obra: «FADAS BOAS E FADAS MÁS» realizámos a primeira parte do nosso guião de leitura e realizámos o seguinte cartaz:


O que as fadas boas fazem o o que as fadas más desfazem...

A FADA ORIANA
Sophia de Mello Breyner Andresen


I - FADAS BOAS E FADAS MÁS

Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más. As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos e, à noite, põem moedas de oiro dentro dos sapatos dos pobres. As fadas más fazem secar as fontes, apagam a fogueira dos pastores, rasgam a roupa que está ao sol a secar, desencantam os jardins, arreliam as crianças, atormentam os animais e roubam o dinheiro dos pobres.
Quando uma fada boa vê uma árvore morta, com os ramos secos e sem folhas, toca-lhe com a sua varinha de condão e no mesmo instante a árvore cobre-se de folhas, de flores, de frutos e de pássaros a cantar.
Quando uma fada má vê uma árvore cheia de folhas, de flores, de frutos e de pássaros a cantar, toca-lhe com a sua varinha mágica do mau fado, e no mesmo instante um vento gelado
arranca as folhas, os frutos apodrecem, as flores murcham e os pássaros caem mortos no chão.


FADA MÁ

FADA BOA

Sem comentários:

Enviar um comentário